Introdução
A zorra mortuária é um termo utilizado no Brasil para se referir a um tipo de veículo de tração animal utilizado para transportar caixões em cortejos fúnebres. Esse tipo de veículo era comum no passado, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país. Neste glossário, iremos explorar em detalhes o que é a zorra mortuária, sua história, características e curiosidades.
História da Zorra Mortuária
A zorra mortuária tem suas origens no século XIX, quando era comum o transporte de caixões por meio de veículos puxados por animais. Esses veículos eram utilizados para levar os corpos dos falecidos até o local de sepultamento, seguindo um cortejo fúnebre tradicional. Com o passar dos anos, a zorra mortuária foi sendo substituída por veículos motorizados, mas ainda é possível encontrar esse tipo de transporte em algumas regiões do Brasil.
Características da Zorra Mortuária
A zorra mortuária é um veículo de tração animal, geralmente puxado por cavalos ou burros. Ela é composta por uma plataforma de madeira onde o caixão é colocado, além de rodas de ferro que facilitam o deslocamento do veículo. A zorra mortuária também pode ser decorada com flores e tecidos pretos, seguindo a tradição dos cortejos fúnebres.
Utilização da Zorra Mortuária
A zorra mortuária é utilizada principalmente em cortejos fúnebres, onde ela é responsável por transportar o caixão do falecido até o local de sepultamento. Esse tipo de veículo é considerado uma forma tradicional e respeitosa de prestar homenagem aos mortos, sendo ainda utilizado em algumas regiões do Brasil, especialmente em áreas rurais.
Curiosidades sobre a Zorra Mortuária
– A zorra mortuária é um dos poucos veículos de tração animal ainda em uso no Brasil.
– Em algumas regiões do país, a zorra mortuária é considerada um símbolo de respeito e tradição.
– O uso da zorra mortuária remonta aos tempos coloniais, quando o transporte de caixões era feito exclusivamente por animais.